Gerador de relatórios – Execução via Job Server melhora performance e consumo

Padrão

A partir da versão 12.1.22 foram criados dois parâmetros para melhorar a performance e consumo de recurso de ambientes distribuídos (N camadas). Estes parâmetros permitem manipular a forma de executar qualquer relatório do sistema, inclusive os relatórios que são gerados em cadastros, telas e visões.

Os parâmetros podem ser acessados em Parâmetros Globais → Guia Performance. São eles:

  • Executar relatórios sempre via Job Server → Este parâmetro indica que qualquer relatório do sistema será executado no servidor de Job, logo terá registro de execução como qualquer outro processo do sistema.
  • NÃO executar relatórios em processos isolados (Job Runner) → Este parâmetro indica que os relatórios que executam via Job Server não mais executarão via processo isolado, o Job Runner. Este parâmetro deve ser usado somente em caos extremos onde, por algum motivo, os relatórios estão mais lentos ao serem executados via Job Server, pois quando não isolados outros problemas como vazamento de memória e queda de Host podem acontecer.

OBS.: A alteração destes parâmetros só será refletida após 5 minutos.

A execução dos relatórios via Job Server trazem uma séria de benefícios para a aplicação, pois deixam de concorrer com a navegação e utilização do sistema no geral.

O parâmetro quando marcado envia os relatórios de tela, que por padrão são executados no servidor de aplicação, para o Job Server, porem não seguem o mesmo padrão de enfileiramento, para não causar uma sensação de perda de performance para os usuários.

Deixe um comentário